Licença Creative Commons
O Blog é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported.
Baseada no trabalho presente em http://www.pintandoosetecomavida.blogspot.com.
.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Incertezas

(Google Images)

No terreno fértil
dos porquês
descobri a sabedoria
das perguntas
sem respostas

Em terreno íngreme
e nas pausas
para as esperas
encontrei
o silêncio salvador

Percebi
nas entrelinhas
que as respostas
desencantam o fascínio
do saber

As perguntas
abrem caminhos
e aguçam um tempo
aprendiz
de incertezas

Maria Helena Mota Santos

4 comentários:

  1. Olá, Helena!

    Quantas vezes, uma boa pergunta
    vale por mil respostas?!
    A incerteza, a dúvida
    insta-nos a questionar
    e num deriva cristalino
    misturamos o mundano
    com o divino.
    Quantas e quantas vezes
    procuramos no posto da graça
    a fé, o certo
    somando, subtraindo
    por vezes, até multiplicando.
    Nem sempre o resultado
    alinha com o estimado.
    Sem fazer cálculo mais elaborado
    ousamos usar logaritmos
    e outro saber
    para determinar o incerto
    no pretérito imperfeito
    do nosso ser.

    Um abraço e BFS

    ResponderExcluir
  2. Amigo Adriano, sua interação tem sabedoria nas linhas e entrelinhas!Obrigada por escrever tão lindamente e por partilhar comigo essa estrada poética! Uma ótima semana para você e sua família! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maria Helena!

    Como está? Seu filho?

    Aqui, tudo vai rolando ou a gente faz com que role. Tem que ser!

    Raramente passo por seu blogue, é verdade, facto que atribuo a não encontrar você por "aí" na retribuição de comentários deixados aqui, mas cada tem sua forma de ser e de proceder e você não "chama" ninguém para comentar seus escritos. Pura verdade! Vem quem quer, Interação, então, se faz raramente, concluo.

    Há quem possua blogues e tenha a opção comentários fechada, portanto, algo se passou/passa com essa/s pessoa/s. Basta ir atrás, conseguir pegar o "fio" e entendemos logo uma boa parte desse procedimento. Umas alegam falta de tempo, outros problemas que têm de resolver ou estão em vias de resolução, recusando assim a tal interação, palavra, talvez, que mais encontro nas respostas aos comentários no seu blogue.

    Dar e receber é o meu lema, porque todo o mundo gosta de receber um afeto, um mimo, mas depois essa pessoa, mais tarde ou mais cedo, sente normalmente necessidade de os retribuir. Então, e no caso dos blogs vai até eles e lhe deixa palavras, conjunto de sílabas, que unem ou afastam as pessoas, mas sinceridade, com prudência, acima de tudo.

    Você, deduzo, escreve porque ama escrever e gosta de transmitir estados de alma, seus, preferencialmente, ou quem sabe das pessoas com quem fala ou se cruza. Histórias de vida, que nos fornecem sempre "material" para escrever, pensar e até "ajuizar" sobre o comportamentos humano.

    Seu poema, como sempre, está na "mouche", embora eu ache que toda a pergunta deve ter uma resposta, seja ela de que forma for e há tantas!

    Perguntas podem ser incertezas, pois não sabemos quais as respostas que podem surgir, mas qdo eu coloco uma questão, o faço com algum critério e nem sempre coloco a mesma questão a diversas pessoas, pke cada uma tem seu timing, patamar, enfim, características e você melhor que eu sabe disso.

    Bom domingo e excelente carnaval, caso aprecie.

    Abraço, carinhosamente!

    ResponderExcluir
  4. Olá CÉU,Obrigada pela mensagem e por tudo que está nas linhas e entrelinhas independente de que eu tenha ou não entendido todo sentimento contido nas suas sábias palavras.
    Realmente é difícil entender o motivo pelo qual não visito com regularidade os bloques pois nem mesmo eu tenho clareza sobre isso. É verdade que não tenho muitos comentários no meu blogue, provavelmente, porque não comento outros blogues mas também é verdade que esse blogue nasceu despretensioso com a finalidade apenas de "derramar" sentimentos próprios e percebidos ao longo do caminho.
    Eu não tenho nenhuma justificativa para a minha atitude. Não é falta de tempo e nem tampouco falta de sensibilidade ou de gratidão com os amigos blogueiros mas é apenas um jeito de ser.
    Obrigada por lembrar do meu filho. Ele está muito bem!
    Obrigada pelo carinho!
    Uma ótima semana para você e sua família!
    Abraços!

    ResponderExcluir